terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Pare de fumar com a ajuda da Acupuntura!



Uma das maiores cruzadas da atualidade é a cruzada contra o hábito de fumar. Além de possuir um cheiro que incomoda a fumantes e, principalmente, a não fumantes, a fumaça do cigarro é considerada responsável por vários problemas de saúde. Problemas esses que oneram os cofres dos ministérios de saúde de vários países do mundo. O que leva a adotar-se políticas públicas restritivas ao hábito e à comercialização do fumo.


Cada vez menos existem lugares públicos onde fumar seja permitido. Porém, mesmo conscientizadas, muitas pessoas não conseguem deixar de fumar, pois em suas vidas o cigarro, além de um hábito, tornou-se um vício. E, como todo vício, precisa ser tratado. Quando não se consegue a total abstinência, procura-se ao menos diminuir o consumo para reduzir os danos que fumar pode causar ao organismo; entre eles hipertensão e a incidência de câncer de vários tipos.


Se você já tentou ou deseja parar de fumar e não conseguiu, procure-nos! O tratamento de tabagismo através da acupuntura é uma das especialidades do IATO. Já ajudamos dezenas de pessoas a abandonar esse hábito que, embora seja extremamente prazeroso para alguns, incomoda muita gente e traz riscos enormes para sua saúde. Abaixo segue uma matéria interessante sobre o assunto:


Pare de fumar com a ajuda da Acupuntura!


Deixe de adiar e comece agora mesmo uma vida saudável sem o cigarro. Saiba com o a acupuntura pode te ajudar nessa missão....

Por Silvia Ciola - Terapeuta

A estimativa é de 10 milhões de mortes por ano, no mundo, devido ao cigarro.

O fumo é responsável por 30% das mortes por câncer e 90% das mortes por câncer de pulmão. Os outros tipos de câncer relacionados com o uso do cigarro são: câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero.

O fumo é responsável por 25% das mortes por doenças cerebrovasculares entre elas derrame cerebral.

Fumantes têm 50% a mais de chances de terem infarto que os não fumantes;

Fumantes têm 5 vezes mais chances de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar que os não fumantes;

Dependendo do grau de enfisema pulmonar, mesmo que o indivíduo suspenda o uso do cigarro se torna irreversível o processo (largar o quanto antes... os alvéolos uma vez danificados nunca se regeneram!).

Um dos mais estudados usos da Acupuntura é o tratamento da dependência do fumo e das síndromes de abstinência às diversas substâncias. Mais recentemente ficou popularizada a Auriculoacupuntura no tratamento dos variados "vícios" pela propaganda espontânea de ex-dependentes que afirmam que nunca conseguiriam "se não fosse a acupuntura".

A Acupuntura é uma arte milenar e ciência da Medicina Tradicional Chinesa que emprega agulhas especiais para o estímulo de pontos precisamente localizados no corpo, com os objetivos de tratar e de prevenir alterações físicas, mentais e emocionais.

A Auriculoterapia é uma técnica terapêutica, similar a acupuntura, que utiliza o pavilhão auricular (orelha) para efetuar o tratamento de saúde, pois os cerca de 200 pontos reflexos auriculares existentes na orelha, correspondem ao sistema nervoso central. A terapia visa estimular estes pontos reflexos que enviam ondas curativas para os órgãos doentes.

Mas para algumas pessoas, só ouvir a palavra acupuntura já é motivo suficiente para começar a suar frio e tremer, quanto mais se submeter à uma seção de tratamento. Nem pensar! Se você faz parte deste grupo saiba que agora já pode se beneficiar dessa técnica maravilhosa sem sofrimento.

É, já existem algumas alternativas para as agulhas e uma delas é o STIPER. Trata-se de uma pastilha macia produzida com SIO2 (óxido de silício) aglutinado com Celulose Vegetal, que faz às vezes da agulha. O silício é um dos elementos mais abundantes na natureza, que ao cristalizar forma o Quartzo.


Fonte: Bem Estar